Dores na Região Lombar

Mauro Guiselini

É assustador o número de pessoas que sofrem de dores na coluna ocasionadas, principalmente na região cervical (pescoço) e na região lombar (parte inferior das costas). Processo inflamatório, hérnia, estresse, encurtamento muscular, enfraquecimento muscular são as principais causas que tiram o sono e o humor de milhares de pessoas.

No entanto, sempre que o assunto é exercício o coração sistematicamente merece uma atenção especial pois o seu mal funcionamento pode ser fatal. São milhares de pessoas em todo o mundo falecendo precocemente em virtude das moléstias cardiovasculares que na maioria das vezes são decorrentes do estilo de vida inadequado (fumo, sedentarismo, excesso de alimentos gordurosos, excesso de peso corporal), sem contar é claro com a incapacidade de controlar os níveis de estresse. Entre as mulheres, quando o assunto é exercício, celulite, flacidez, emagrecimento, são temas preferidos porém uma parte do corpo só é lembrada quando se torna impossível de suportar a dor que se localiza na região lombar. Não é raro, encontrarmos entre as mulheres, um alto índice de queixas decorrentes do mal estar provocado desta inconveniente doença crônico degernativa - lombalgia.

No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco de uma importante estrutura do nosso corpo que desde pequeno, já nos bancos escolares pela posição das carteiras, peso das mochilas e, mais tarde nas atividades cotidianas (trabalho, inatividade, começamos a agredi-la de forma constante até a idade a adulta: a COLUNA VERTEBRAL.

A conquista da posição bípede (dizem as más línguas que a nossa estrutura corporal, descendente dos primatas, é para ficar na posição de quatro apoios ou seja a coluna e o joelho sofrem com muitos movimentos que fazemos principalmente quando não fortalecemos convenientemente importantes músculos para nos mantermos em pé.

A coluna vertebral é uma notável estrutura destinada a:

Suportar uma boa parte do peso corporal,

Transmitir esse peso para a parte inferior do corpo,

Proteger um delicado cordão espinal do sistema de nervoso,

Servir para absorver impactos e possibilitar a realização de movimentos em várias direções.

A coluna vertebral é composta de curvas e grupos musculares que fazem com que a mesma seja capaz de realizar movimentos e manter a estabilidade. Passa pôr essa região do corpo um importante nervo denominado ciático. Os discos de cartilagem entre as vértebras servem para absorver o impacto e também fazem parte dos dois tipos de articulações das vértebras das coluna onde pode ocorrer o movimento.

As curvas da coluna são desenvolvidas naturalmente e são necessárias para que a coluna possa realizar as suas principais funções, além de absorver as forças qual atuam sobre si mesmo. A estabilidade da coluna envolve a interação entre as curvas naturais, os discos, ligamentos e uma extensiva musculatura.

Infelizmente, a região inferior das costas, particularmente a área sacro-lombar, pode ser alvo de uma continuada quantidade de estresse, que pode dar lugar ao aparecimento da síndrome de dores na região lombar, caracterizada pela continua sensação de dor na região lombar e ocasionalmente uma dor aguda quando certos movimentos são realizados na região lombar.

As dores na região lombar é um dos problemas mais comuns nos países industrializados; nos EUA bem como no Brasil, elas são responsáveis pela falta ao trabalho, aposentadoria pôr invalidez, causando um prejuízo anual de alguns bilhões de dólares pôr ano tanto na compensação das ausências como no tratamento médico.

Pesquisas realizadas nos EUA demonstraram que cerca de 25% dos estudantes universitários, fisicamente bem condicionados já experienciaram dores na coluna. Um programa americano denominado Pessoas Saudáveis no ano 2.000, tem como um dos principais objetivos reduzir a falta de capacidade orgânica provocada pelas doenças crônicas, tais como dores na região lombar,. Esse tratamento é feito através do exercício físico para aumentar a força e resistência muscular dos músculos da região abdominal bem como a flexibilidade dos músculos posteriores da coxa e da própria região lombar.

Existe um número de causas que determinam as dores na região lombar, incluindo deformidades estruturais e traumas diretos sobre a coluna vertebral. Contudo, a causa mais freqüente das lesões na região lombar é um trauma mecânico em função de alguns fatores:

Inadequada técnica de levantar pesos,

Levantar um peso além da capacidade pessoal ou

Uma postura inadequada nas atividades diárias.

As recentes pesquisas tem demonstrado que a maioria dos problemas de coluna pode decorrer de atividades insignificantes tais como dobrar o corpo para pegar um pequeno objeto ou mesmo mudar um vaso de lugar ou carregar uma mala.

Tais movimentos podem ser bastante estressantes para a coluna vertebral, deixando pequenos traumas nos tecidos suaves tais como os músculos ou ligamentos ou causando danos nas articulações vertebrais.

O dano mais comum parece ser na capsula da articulação, entre as facetas das articulações, conhecida como síndrome da faceta.

Com sobrecargas muito pesadas em indivíduos idosos, o disco cartilaginoso pode ser danificado. Mais tarde, nessa situação, a superfície do disco se rompe e exerce uma pressão sobre os nervos da região, geralmente no nervo ciático, uma condição conhecida como ciática, uma dor que irradia da região lombar, passando pêlos glúteos chagando até as pernas.

Após os 30 anos, os discos intervertebrais começam a perder a sua elasticidade e se tornam mais propensos às lesões. É fato que cerca de 80% da população terá alguma experiência com relação à dores na região lombar, em algum momento de sua vida.

Felizmente, em muitos casos, especialmente entre os jovens, poucos dias de repouso podem ajudar a eliminar a dor pôr completo. Muitos casos de dores lombares são resolvidos entre 1 e 2 semanas pôr si só. Contudo, outros casos começam a se tornar crônicos e requerem um atendimento médico, incluindo fisioterapia e drogas analgésicas para eliminar a dor.

Se você já experienciou uma dor lombar crônica, aquela que vai e volta, que aparece com certa freqüência, está na hora de procurar um médico para fazer um exame mais detalhado.

Uma vez que dor lombar pode ser inicialmente um pequeno problema e se tornar crônico, é importante a utilização de técnicas preventivas.

As pesquisas relacionadas ao assunto tem demonstrado que a maioria dos problemas da região lombar ocorrem porque essa região não está bem condicionada para a quantidade de trabalho que as pessoas colocam sobre ela. Isto quer dizer que um estilo de vida sedentário pode predispor a musculatura lombar e os ligamentos a se tornarem fracos e qualquer atividade física tais como levantar objetos, girar rapidamente o tronco, carregar pesos em excesso ou mesmo iniciar um programa de corrida, podem resultar no aparecimento da síndrome de dor na região lombar.

61 Comentário(s)! Comente mais!

  1. julyesse

    Gostaria de saber se as dores nas costas localizadas na parte inferior e do lado direito logo abaixo da cintura, aliada a um incomodo no ventre (como se fosse a bexiga) aliada a uma sede danada se tem haver com problemas nos rins?

    Postado em 29/03/2010
  2. Ola July
    Dores não conclusivas devem ser investigadas; é diferente a sensação de dor muscular aguda, aquela que acontece durante o exercício ou mesmo que aparece no dia seguinte, quando se faz um treinamento diferente e, consequentemente, os músculos acionados ficam doloridos.
    Recomendo investigar este quadro. Obrigado pelo contato.
    Prof. Ms. Mauro Guiselini

    Postado em 30/03/2010
  3. Claudio Roberto Pere

    Gostaria de saber quais exercícios eu posso fazer para dimunuir ou até mesmo ivitar dores lombar?

    Postado em 05/04/2010
  4. mauro guiselini

    Olá Claudio
    As pranchas são boas alternativas, combinadas com alongamento dos músculos posteriores da coxa e psoas.
    Porém deve ter cuidado quanto está em crise; técncas de relaxamento e alongamento ajudam neste processo.
    Abraços
    Prof. Ms. Mauro Guiselini

    Postado em 12/04/2010
  5. Elenice

    Realizei há 10 meses uma artrodese de C5C6, e tenho tbm espondilolistese grau II na lombar. Gostaria de saber, quais exercícios poderia realizar para melhorar minhas dores, sem prejudicar ainda mais minnha lombrar?
    Grata.

    Postado em 21/04/2010
  6. Dafne

    Gostaria de saber se a pessoa com hernia de disco pode fazer movimento de rotação do tronco com o bastão por exemplo? E vc recomendaria os exercicios de prancha pra ela? Obrigada.

    Postado em 28/04/2010
  7. mauro guiselini

    Ola Dafne
    É importante saber o grau desta hérnia…para se exercitar o aluno/paciente deve seguir as orientações médicas, em primeiro lugar.
    As pranchas com estabilidade são recomendadas devendo, contudo, observar as limitações do praticante.
    A prancha dorsal e ventral são mais fáceis de serem realizadas do que a lateral, que é mais intensa.
    Abraços
    Prof. Ms. Mauro Guiselini

    Postado em 03/05/2010
  8. Rafaela

    Para diminuir a frequencia de dores na região lombar, além de alongamento, você indicaria exercícios funcionais e core, pilates, musculação, uma mistura de todos?Grata Abraço

    Postado em 16/05/2010
  9. mauro guiselini

    Olá Rafaela
    É importante, primeiro, saber as causas das dores na região lombar.
    Os exercícios de estabilização do CORE, as pranchas com estabilidade estática, são recomendados no inicio do treinamento.
    Pilates e musculação são boas alternativas para fortalecer os músculos do CORE, voce deve escolher exercícios adequados para tanto.
    Abraços
    Prof. Mauro Guiselini

    Postado em 17/05/2010
  10. rosemeri

    Olá dr já fis tres cirurgia na coluna a primeira foi a retirada de uma ernia de disco em l5 s2 que comprometia as raiz nervosa deste nivel esta primeira cirurgia foi em 2007 em 2008 foi preciso faser outra cirurgias poirque as dores voltarão foi feito outra ressonancia onde acusou degeneração discal e fibrose na l5 s2foi feita a segunda cirurgia na coluna para retirar a fibrose em 2009 ainda sentindo muitas dores então o neurocirurgião que me trata disse que teria que faser mai uma cirurgia desta vez pra a colocação de 4 parafusos na região lombar antes de faser a cirurgia foi feita uma cintilografia óssea onde acusou osteoarticular degenerativa em l5 s1 fis a cirurgia foi uma cirurgia muito dolorosa demorei a me recuperar hoji fas 11 meses des da ultima cirurgia não fui encaminhada para faser a fiseoterapia conclusão as dores piorarão quando faço qualquer esforço fisico só alivia quando me deito estou com 38 anos to preucupadacom o meu problema tenho muita fraquesa muscular se poder me dar uma orientação ficarei grata trabalhava como faxineira hoji nem minha casa posso limpar

    Postado em 21/05/2010
  11. Jorge

    Tenho 41 anos e comecei muai Thay e 02 meses, estou com do nas costas lado direito e uns 30 dias, junto com essa dor apareceu do mesmo lado dor inginal assim como no saco escrotal do mesmo lado, nunca havia feito esporte com tantab frequencia, sao duas vezes na semana, essa dor pode ser resultados dos movimentos repetitivos como chutes?

    Postado em 30/01/2012
  12. Gleydes Canela

    Olà, bom dia. Tenho muitas dores na lombar, e nem consigo andar. As dores nao passam nem com medicamentos tipo: voltaren’ nolotil, relmos e etc. Fiz um TAC e acusou desgaste L5-S1 esta reduzido de amplitude e ligeiras alteracoes degenerativas nas articulacoes sacro-iliacas. Estou em Portugal e desculpe, nao confio no parecer medico deles, pois ja tive essa crise 3 vezes aqui e nunca conseguem investigar o que realmente tenho para me ajudar com esta DOR insuportavel. Ajude-me! obrigada.

    Postado em 28/02/2012
  13. celia

    Olá, fui ver na internet o que poderia ser uma dor horrível que estou tendo na região lombar no lado direito descendo para coxa. Quando me levanto quase não consigo parar em pé de dor e qdo deito quase não consigo me levantar. Aí esse site li e achei muito interessante, pois estou acima do peso, tomo medicamento para depressão, tenho gastrite crônica e estou passando por uns maus bucados com dificuldades financeiras.E não faço atividade física. Sou professora, trabalho no administrativo. Lendo pude perceber que quase que comun isso acontecer com pessoas com meu histórico.

    Postado em 01/03/2012
  14. ricardo

    gostaria de receber algumas dicas de treinamento funcinal obrgado

    Postado em 21/03/2012
  15. Sylvio

    Olá Dr. Venho pedir uma orientação sua, há alguns dias venho sentindo uma dor nas costas do lado direito, bem acima da cintura na região lombar, as vezes alivia, e percebo que quando fico com muito tempo em pé, ela começa a doer, se ficar em má postura também ela começa a doer. Gostaria de saber se isto está relacionado a minha profissão, pois sou digitador e trabalho o dia inteiro sentado, outra coisa é, eu tenho escoliose. Aguardo sua orientação. Muito obrigado

    Postado em 25/03/2012
  16. Tamiris

    Olá Dr. Há um mês tenho sentido dores do lado direito das costas. Essas dores aparecem sempre quando ando, corro ou faço algum esforço físico. Fiz ultrasson abdominal para saber se era origem renal, porém, os resultados deram negativos. Já no exame de urina, acusou somente sangue na urina. O médico diagnosticou que seria farelos nos rins e recomendou que eu tomasse muita água e receitou remédio caso eu sinta dor. A minha dúvida é que as dores só aparecem após eu andar, correr ou fazer exercícios físicos. Essas dores seriam lombar? Desde já agradeço!

    Postado em 26/03/2012
  17. Bruno

    Bom dia Dr. Estou com uma dor há um bom tempo ja, localizada no lado direito pouco acima da cintura, pensei primeiramente que fosse coluna, mas mesmo indo a um medico e fazendo alguns movimentos ele não achou nada de mais, a dor não é todo dia só em alguns, fincadas fortes e que incomodam bastante. Gostaria de saber se é lombar ou se é rin ou algo mais grave. Grato.

    Postado em 12/04/2012
  18. Osvaldo Roque

    Procuro palestrante para auxiliar colegas motoristas na empresa, idades acima de 40 anos, boa parte com queixas de coluna. Como ja passei poucas e boas com coluna por anos, me recuperei com muia disciplina ,fisoterapia e mantenho atividade fisica regular mas não tenho capacitação suficiente. Apenas testemunho pessoal.

    Postado em 28/04/2012
  19. Osvaldo Roque

    Preciso de palestrante para auxiliar colegas motoristas na empresa, idades acima de 40 anos, boa parte com queixas de coluna. Como ja passei poucas e boas com coluna por anos, me recuperei com muia disciplina ,fisoterapia e mantenho atividade fisica regular mas não tenho capacitação suficiente. Apenas testemunho pessoal.

    Postado em 28/04/2012
  20. graca moreira

    Bom dia Dr., Me ajude com a luz do Divino Espirito Santo; a uns 28 anos sinto dores fortes na parte inferior direito irradiando para as pernas, coluna seguida de colica, nausea, e o pior e que 24 horas diarias de dor na coluna, e estas crises, ora com muita dor e sintoma de febre, ora esta citada em cima, na verdade sao 3 tipos de mal estar, Uma parece q
    infamada, infeccionada, ja fiz varios exames e nunca resultou na minha cura. Obrigada

    Postado em 08/07/2012
  21. Cristina

    olá, muito bom sua matéria,
    Tenho dor na lombrar do lado direito interno, ha mais de 10 anos, só que ela vai e volta. Parece que quando fico nervosa, anciosa, se eu pego friagem, ela piora, gostaria de saber se pode ser no nervo ciatico, se eu devo pedir algo mais profundo na bateria de exames.?

    obrigada,

    Postado em 10/07/2012
  22. Néia Sousa

    Boa tarde, Dr.
    Estou com dores esporádicas no lado esquerdo e na parte inferior do abdomen uns cinco dedos abaixo do umbigo…mas essa dor parece que passa pras costas na parte inferior….é uma dor aguda. O que pode ser??? faço exercícios físicos como musculação, exercícios aeróbicos…será que pode ser um exercício mal feito, ou problemas intestinais ?

    Postado em 10/07/2012
  23. Eduardo Nogueira

    Dr. Estou com dores na lombar do lado direito, que sinto principalmente ao me levantar. Tenho artrose no joelho, isso teria alguma influência? Também sou digitador e passo o dia inteiro sentado, em uma cadeira que não é confortável, isso influi ? O que fazer para eliminar essa dor ?

    Postado em 16/07/2012
  24. denyse

    olá… tenho hérnia de disco na lombar…. desgaste e bico de papagaio,,, meu medico acha que estou apta ao mu trabalho..trabalho como segurança em uma agencia de banco..8 horas e 48 em pé…..e possivel a minha coluna suportar tantas horas em pe sem problemas?

    Postado em 23/07/2012
  25. denyse

    outra coisa dr,e nao diz com todas a s letras que minhas dores sao coisas da minha mente….?

    Postado em 23/07/2012
  26. patricia sampaio

    ola!!! gostaria de saber poq tenho dores lombares quando aumento peso na academia? oq posso fazer para que isso não aconteça mais…

    Postado em 16/08/2012
  27. graca moreira

    Por que nao responde as perguntas Doutor???

    Postado em 17/08/2012
  28. meiri

    Dr. Fiz uma cirurgia de hernia de disco em 2004, logo o dr. me falou que eu poderia desenvolver depois de oito ou 10 anos uma artrose no local. Bom só este ano já fui 4 vezes ao pronto socorro com crise de dor lombar, não consigo andar qdo isso acontece. Porem consulta com este médico só pro ano que vem. Não posso esperar todo este tempo, doi muito qdo ataca. As vezes nem faço esforoço só de me virar um pouco mas rápido já travo.
    Detalhe: esta dor é irradiada pela coxa e no osso da perna. dá vontade de dar umas pancadas na perna pra ver se passa!

    Postado em 17/09/2012
  29. Vânia

    Olá Dr. minha dúvida é a seguinte… toda vez q limpo casa ou fico muito tempo em pé,quando me deito para descançar as costas sinto uma dor na lombar no lado direito abaixo da cintura e quando vou me mexer ou até levantar dói mais ainda,mas logo passa. O que poderia ser isso???

    Postado em 18/09/2012
  30. Emerson

    Olá DR, minha duvida é, sinto uma dor muito forte na região das costas do lado direito em cima do gluteo direito e esta dor vai até o dedão do pé direito deixando o pé adormecido e cem conseguir me equilibrar no pé direito e esta dor apareceu recentemente duas vezes em um só mês estou com medo que seja alguma coisa séria quais providencias devo tomar tambem não sei se o exército ajudou nestas dores pois ja peguei muito peso e sou novo tenho 26 anos e estou assustado

    Postado em 21/09/2012
  31. Emerson

    Olá DR, minha duvida é, sinto uma dor muito forte na região das costas do lado direito em cima do gluteo direito e esta dor vai até o dedão do pé direito deixando o pé adormecido e cem conseguir me equilibrar no pé direito e esta dor apareceu recentemente duas vezes em um só mês estou com medo que seja alguma coisa séria quais providencias devo tomar tambem não sei se o exército ajudou nestas dores pois ja peguei muito peso e sou novo tenho 26 anos

    Postado em 21/09/2012
  32. Ole1, Claudia! Ole1, Pedro!Gostaredamos de compartilhar com voceas a emoe7e3o que seomntis ao receber as primeiras fotos do nosso casamento, on line, pore9m, te3o reais um registro cuidadoso de todos os momentos, sem perder nenhum detalhe expressivas, maravilhosas!He1 momentos da nossa vida que tentamos guardar na memf3ria como cenas de um filme que gostamos de ver rever e e9 assim, a cada dia que recebemos um novo clipe e temos a sensae7e3o de vivencie1-los de novo. Como e9 bom!!!Este e9 o trabalho de voceas Sem saber, escrevem parte da nossa histf3ria e nos permitem conte1-la outra vez .nos ajudam a resgatar as nossas memf3rias, sem que se percam no tempo.Por isso, queremos agradecer o belo registro que fizeram do nosso casamento. Com carinho, Andre9a e Marcelo

    Postado em 20/10/2012
  33. mcBbrm bpbhhqhimoom

    Postado em 21/10/2012
  34. Glória

    Tenho 54 anos, fiz cirurgia na cervical e coloquei prótese em 2006, estava tudo bem, após um ano as dores começaram a voltar e além disso estou com uma forte dor na lombar mais do lado direito, fui ao médico e eles nada falam de concreto. Um quis fazer cirurgia e o outro diz que é uma protusão discal e como mencionei que as pernas estão fracas e pesadas mandou fazer exercícios para fortalecer a musculatura, acontece que faço hidro. Sinceramente acho que os médicos não se interessam mt pelo que falamos, passam remédios e mandam fazer exercícios, mas nós é que sabemos como é a dor e o que estamos passando. Agora fiquei sabendo por amigos que seria bom fazer natação, pois é o exercício mais completo. Será mesmo? Tenho dúvidas.

    Postado em 28/10/2012
  35. ELDA

    OI TENHO 34 ANOS, E A ALGUNS DIAS ESTOU COM DOR NAS COSTAS DO LADO ESQUEDO, E UMA DOR POR DENTRO, QUEIMA, E SEGUE AO OMBRO E BRAÇO ESQUERDO, MÃO, ATE NO PEITO DA UMAS FISGADA. TA DIFICIL, FAÇO CAMINHADA 2 VEZES POR SEMANA,ME DE UMA DICA O QUE DEVO FAZER….
    OBRIGADA

    Postado em 13/12/2012
  36. Teresa

    Tenho espondelolistese grau 2 e hernia de disco na L5 /S1 e redução discal na L4,sinto dores fortes que me debilitam,não consigo andar porque dói muito minha perna esquerda e quadril,tomo tramadol,nortrypitilina,miosan,e meloxican,e faço bloqueio peridural 1 vez por mes,nada tira minha dor,agora estou em uma fila de cirurgia que tem mais de 3000 pessoas na minha frente,tenho vontade morrer,porque viver assim não dá !!!

    Postado em 19/12/2012
  37. joemir

    fiz cirurgia de hernia disco lombar fazem 30 dias e minhas pernas continuam com fraqueza, é normal

    Postado em 28/12/2012
  38. acyr

    Dr. Mauro
    Tenho 68 anos, nunca tive dor lombar, estou a uma semana com uma dor abaixo da cintura do lado esquerdo, que reflete na perna toda, parece que a perna está anestesiada, estou tomando antinflamatório, parece que não está resolvendo.
    Isso pode ser hernia de disco?
    Qual o melhor tratamento.
    grato

    Postado em 10/02/2013
  39. Oiêe. Tenho 19 anos,Vem acontecendo a dois meses, ñ posso anda muito nem pega peso q me dar uma dor nas costas no lado diteiro embaixo da cintura dor muito forte q eu falto é ñ conseguir anda, a dor vem descendo e doi minha direita.Só passa se tomar remédio para dor e me deitar.Muito chata essa dor fico muito estressada quando estou sentindo.
    Tem alguma coisa q vc poderia me ajudar?
    Brigada.

    Postado em 10/02/2013
  40. Oliveira

    Ola, ha 2 meses estou sentindo muita dor na cintura do lado direito na frente e atras e tambem na bolsa escrotal do lado direito.Quando me abaixo parece que vai esmagar meu testiculo direito com tanta dor.O que sera.
    obg.Fiz ultrason abdominal, acusou que a bexiga esta um pouco elevada do assoalho da prostata e uma observacao em negrito: vesiculas seminais aumentadas. Meu medico urologista disse que nao tem nada a ver, que elas nao estao inflamadas pois ha uma semana fiz o exame de toque e nao doeu,ele disse que se elas estivessem inflamadas eu nao teria aguentado a dor na hora do toque.Ele pediu 2 exames,espermocultura com tsa e uma ressonancia magnetica da coluna.O que pode ter haver com isso essa ressonancia da coluna com essa dor no testiculo e na cintura.Ainda nao fiz os exames,enquanto isso estou preocupado se nao ha uma infeccao nas vesiculas seminais.Agradeco a ajuda.

    Postado em 19/02/2013
  41. daniela

    queria saber sobre umas dores que ja venho sintindo do lado esquerdo debaixo da costela mas doi mesmo quando fico muito tempo sentada ,deitada e quando estou com a bexiga cheia eu queria sua opinao o que sera.

    Postado em 04/03/2013
  42. everton albano

    gostaria de saber o que pode ocasionar dores nas costela e sede quando estou deitado.

    Postado em 15/03/2013
  43. Giseli

    Bom dia, estou com muitas dores na lombar a cima do rim direito, sinto algumas cólicas tipo caibrã no baixo ventre o que esta dando uma sensação de desconforto por todo o quadril, agora pude observar que há uma bolinha ou um caroço nessa região acima do rim, e se apertado doe muito, alguém saberia do que se trata ?

    Postado em 01/04/2013
  44. shirlei sassi

    estou sentindo uma dor enorme na coluna embaixo perto do bumbum,derrepente essa dor passa tambem para o lado esquerdo e da umas pontadas na barriga do lado esquerdo e na perna ,estou desesperada tomo antiinflamatorio mas nada resolve ,o que pode ser isso?????

    Postado em 06/04/2013
  45. Ângela

    Bom dia, eu sinto fontes dores do lado direito e esquerdo, lodo abaixo da sintura nas (costas). Estas dores ocorre sempre nas madrugadas, sinto que tem algum orgão cheio de água ou inchado. O que poderia ser estes sintomas???

    Postado em 16/04/2013
  46. leandro santana

    boa tarde , estou com uma forte dor nas costas do lado esquerdo a uns 3 dias e tenho problema de hernia de disco. estou indo para a terceira hernia sendo q esta dor e mais quando me movimento . sera q pode ser por causa da coluna uns dizem que pode ser problema de rins mais nao sei se e bebo muita agua e urino bem sempre q vou ao banheiro quando sinto essa dor do lado direito nao movimento a perna direita direito e agora estou sentindo essa dor na esquerda e as vezes fica ruim para mexer com a perna desde ontem nao consigo dirigir direito

    Postado em 20/02/2014
  47. Marcos Roberto

    Olá Dr, tenho 26 anos há 2 dias sinto uma dor tipo cortante quando mim abaixo no lado esquerdo da coluna, tava querendo saber o que pode ser?

    Postado em 28/02/2014
  48. harlen antunes

    Só sei dizer que quem porta estas doenças sabe o que é dor.
    Fica dificil para quem esta presente no dia-a-dia conosco.N

    Postado em 07/04/2014
  49. Melo

    Eu estava trabalhando levatando um tapete de grama e senti uma dor nas minha lombar ai fiquei sentindo dor por um bom tempo ai diminui bastante com o tempo mais hoje ao trabalhar pegando qualquer coisa nao precisa ser muito pessada somente em fazer o mesmo movimento de abaixar e levantar sinto dores na lombar e chego sentir no meu terticulos o que poderia ser teria algum remedio alguma coisa assim fui no medico falou que foi somente mal geito e mandou eu tomar somente ibuprofen o que vc poderia me dizer ?

    Postado em 11/05/2014
  50. Lidiane

    Olá,tomei um tombo na escada e bati a região lombar,tirei um raio x e não deu nada,mas estou sentindo muita dor na região lombar as vezes sinto uma fisgada uma dor insuportável já tomei injeção beta 30,analgésicos e de nada adiantou,com sua experiência o que vc me aconselharia?Obrigada

    Postado em 15/05/2014
  51. DORA

    Olá,estou com o lado direita com se estivesse anestesiada.o que será.

    Postado em 18/05/2014
  52. DORA

    O LADO DA COLCHA

    Postado em 18/05/2014
  53. Rosa Helena Nascimen

    Ando sentindo uma dor embaixo da costela do lado esquerde e se estende para lombar.Tenho Hérnia de Disco,será que a dor que sinto é reflexo disso?

    Postado em 21/05/2014
  54. NEUSA APARECIDA DA S

    Estou com dor do lado direito da lombar que se estende até as minhas costas. A dor é bem aguda e vai e volta.

    Postado em 22/05/2014
  55. Rodrigo Alves Kroebe

    Boa Noite

    Estou com uma dor na lombar a 5dias,sendo que ela vem aumentando a cada dia.
    O que pode ser?

    Postado em 01/06/2014
  56. Rodrigo

    Boa noite
    Estou sentindo uma dor muito forte a 5 dias que doi o dia inteiro na lombar em qualquer posição, sendo que ela veio aumentando a cada dia, o que pode ser.

    Postado em 01/06/2014
  57. maria angélica

    BOA NOITE
    ESTOU MUITO PREOCUPADA COM MEU MARIDO QUE SENTE DIARIAMENTE UMA DOR DO LADO DIREITO NO FLANCO,JÁ FEZ ULTRA NÃO DEU NADA.
    MAS TEM SENTIDO TAL DOR FREQUENTEMENTE PRINCIPALMENTE QUANDO DEITA E LEVANTA,PARA SE MEXER NA CAM É DOLOROSO,ALÉM DISSO TEM SENTIDO MUITA TONTURA NESSAS OCASIÕES.
    AINDA NÃO TEM DI0AGNÓSTICO,ESTOU DESESPERADA!
    ELE DISSE QUE TEM ESSA DOR HÁ 5 ANOS,MAS AGORA TEM SIDO DIÁRIA.
    POR FAVOR DOUTOR ME RESPONDA!!OBRIGADA

    Postado em 26/06/2014
  58. maria angélica

    JÁ IA ME ESQUECENDO ELE DESCREVE A DOR COMO UMA CÃIBRA.

    Postado em 26/06/2014
  59. karoline

    ola gostaria de saber, uma ajuda eu tenho dores na cintura umas dores agudas, mais so quando fico com muito nervosa, sera q devo me preocupar?obrigadawd

    Postado em 06/08/2014
  60. Eu sinto Muitas Dores Na Lombar, Eu Faço Muay Thai,
    o que Devo Fazer ?
    Qual os Remedios ?
    me Ajudem??

    Postado em 27/08/2014
  61. giseli

    dr. faz uns 3 dias que sinto dor lombar e ultimamente ela doi mais quando caminho, me levanto, ou estico me pra pegar algo de pé ….

    Postado em 01/10/2014

Deixe seu Comentário!

Preencha os campos abaixo. Campos obrigatórios marcados com *
*
*